14 de out. de 2010

Língua em uso

O informal na internet
Com a ampliação do uso dos meios de comunicação, como e-mails, celulares e comunicadores instântaneos, surgiram novas formas de grafar as palavras, para atender à rapidez que esses meios exigem. Além das abreviaturas, como vc e pq, também é comum a troca de letras, como aki. Essa variação do português “internético” é aceitável, desde que a troca de mensagens seja informal.
Porém, mesmo nos textos mais informais, é recomendado a quem escreve respeitar certas normas. Essas regras são conhecida como netiqueta, a etiqueta da internet.
Uma regra muito importante é NÃO ESCREVER TUDO EM MAIÚSCULAS!!!, pois a sensação que o leitor terá é a de que há uma pessoa gritando com ele. Palavras em maiúsculas podem dar um ótimo destaque ao seu texto SOMENTE se utilizadas para ressaltar um ponto principal da mensagem.
Uma segunda regra é: não repetir – é muito chato! Não repetir – é muito chato! Não repetir – é muito chato! Não repetir – é muito chato! Não repetir – é muito chato! Percebeu?
Outra regra que vale, mesmo para textos informais, é usar a pontuação correta. Separar uma frase da outra, principalmente em textos longos, dividindo as idéias em parágrafos, facilita o entendimento do texto.
E, acima de tudo, é preciso respeitar para ser respeitado, é preciso tratar bem aos outros. Mas essa é uma regrinha que não vale só para a internet, não é verdade?

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito nessa aula , professora!!!

Um Abraço!

Fábula

CACHORRO VELHO

Uma velha senhora foi para um safari na África e levou seu velho vira-lata com ela. Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido. Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço... O cachorro velho pensa:

- Oh, oh! Estou mesmo enrrascado ! Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão por perto. Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador .... Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto:

- Cara, este leopardo estava delicioso ! Será que há outros por aí ?

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado, e se esgueira na direção das árvores.

-Caramba! pensa o leopardo, essa foi por pouco ! O velho vira-lata quase me pega!

Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira em troca de proteção para si, informaria ao predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum... E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vê correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa: -Aí tem coisa!

O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo. O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz: - Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro abusado!

Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa:

- E agora, o que é que eu posso fazer ? Mas, em vez de correr ( sabe que suas pernas doídas não o levariam longe...) o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, e fazendo de conta que ainda não os viu, e quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz:

- Cadê o cretino daquele macaco? Tô morrendo de fome! Ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e não chega nunca!

E o leopardo, furioso com o macaco, faz dele um lauto almoço.

Moral da história: não mexa com cachorro velho... idade e habilidade se sobrepõem à juventude e intriga. Sabedoria só vem com idade e experiência.



Uma piadinha para descontrair :-)

10 Homens e 1 Mulher

Onze pessoas estavam penduradas em uma corda num helicoptero.

Eram dez homens e uma mulher.

Como a corda não era forte o suficiente para segurar todos, decidiram que um deles teria que se soltar da corda.

Eles não conseguiram decidir quem, até que, finalmente, a mulher disse que se soltaria da corda pois as mulheres estão acostumadas a largar tudo pelos seus filhos e marido, dando tudo aos homens e recebendo nada de volta e que os homens, como a criatura primeira do mundo, mereceriam sobreviver, pois eram também mais fortes, mais sábios e capazes de grandes façanhas ...

Quando ela terminou de falar, todos os homens começaram a bater palmas ... E cairam da corda ...

Moral da história => Nunca subestime o poder e a inteligência de uma mulher!!